Pensando em aliar o conteúdo teórico ao prático, a professora de matemática: Marta Jung trabalhou com as seguintes oficinas:
Iniciou-se com o estudo
obre a origem do milenar Tangram, a importância do mesmo no estudo
da geometria plana e sua aplicação em determinados conteúdos como
a identificação de figuras geométricas, principalmente triângulos
e quadriláteros, retas e segmentos de reta, ângulos, área e
perímetro. A atividade proposta foi
uma amostragem que os levou a construção de seu próprio Tangram
por meio de dobraduras orientadas pelo professor. Inicialmente
construiu-se um quadrado ,seguindo após para outras dobraduras que
vinham a caracterizar as sete peças do quebra-cabeças( 02
triângulos grandes, 01 triângulo médio, 02 triângulos pequenos,
01 quadrado e 01 paralelogramo). Cada aluno recortou as sete peças,
e por intermédio de pesquisa ou criação própria, montou a sua
figura. O trabalho foi de forma individual e coletiva, utilizando-se
e associando as formas geométricas que constituem o quebra-cabeça
aos conteúdos abordados. Os trabalhos foram
expostos ao grupo para apreciação de todos os colegas de sala.
Oficina: Descobrindo diagonais
Estudando especificamente as diagonais dos polígonos, na sequencia dos conteúdos, os alunos iniciaram fazendo a escolha de polígonos de vários lados (conforme modelos pré-determinados), para após, com uso de martelo e pregos, fazer a construção do polígono em um tabuleiro. Os alunos tiveram que pregar todos os pregos em seu tabuleiro, visando a habilidade da coordenação motora. O desenvolvimento da montagem do tabuleiro teve como foco envolver os alunos, instigar a participação, a criação e auxiliar na aprendizagem da matemática em sala de aula. Cada aluno, teve que com o uso de linha traçar as diagonais do polígono escolhido, encontrando as mesmas e buscar estabelecer uma relação entre o número de diagonais feitas em cada vértice e o número de lados do polígono. Posteriormente este momento será discutido a viabilidade dos alunos de deduzir a fórmula que determina o número de diagonais através de cálculos.
Estudando especificamente as diagonais dos polígonos, na sequencia dos conteúdos, os alunos iniciaram fazendo a escolha de polígonos de vários lados (conforme modelos pré-determinados), para após, com uso de martelo e pregos, fazer a construção do polígono em um tabuleiro. Os alunos tiveram que pregar todos os pregos em seu tabuleiro, visando a habilidade da coordenação motora. O desenvolvimento da montagem do tabuleiro teve como foco envolver os alunos, instigar a participação, a criação e auxiliar na aprendizagem da matemática em sala de aula. Cada aluno, teve que com o uso de linha traçar as diagonais do polígono escolhido, encontrando as mesmas e buscar estabelecer uma relação entre o número de diagonais feitas em cada vértice e o número de lados do polígono. Posteriormente este momento será discutido a viabilidade dos alunos de deduzir a fórmula que determina o número de diagonais através de cálculos.
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