Pensando em aliar o conteúdo teórico ao prático, a professora de matemática: Marta Jung trabalhou com as seguintes oficinas:
Iniciou-se com o estudo
obre a origem do milenar Tangram, a importância do mesmo no estudo
da geometria plana e sua aplicação em determinados conteúdos como
a identificação de figuras geométricas, principalmente triângulos
e quadriláteros, retas e segmentos de reta, ângulos, área e
perímetro. A atividade proposta foi
uma amostragem que os levou a construção de seu próprio Tangram
por meio de dobraduras orientadas pelo professor. Inicialmente
construiu-se um quadrado ,seguindo após para outras dobraduras que
vinham a caracterizar as sete peças do quebra-cabeças( 02
triângulos grandes, 01 triângulo médio, 02 triângulos pequenos,
01 quadrado e 01 paralelogramo). Cada aluno recortou as sete peças,
e por intermédio de pesquisa ou criação própria, montou a sua
figura. O trabalho foi de forma individual e coletiva, utilizando-se
e associando as formas geométricas que constituem o quebra-cabeça
aos conteúdos abordados. Os trabalhos foram
expostos ao grupo para apreciação de todos os colegas de sala.

Estudando especificamente as diagonais dos polígonos, na sequencia dos conteúdos, os alunos iniciaram fazendo a escolha de polígonos de vários lados (conforme modelos pré-determinados), para após, com uso de martelo e pregos, fazer a construção do polígono em um tabuleiro. Os alunos tiveram que pregar todos os pregos em seu tabuleiro, visando a habilidade da coordenação motora. O desenvolvimento da montagem do tabuleiro teve como foco envolver os alunos, instigar a participação, a criação e auxiliar na aprendizagem da matemática em sala de aula. Cada aluno, teve que com o uso de linha traçar as diagonais do polígono escolhido, encontrando as mesmas e buscar estabelecer uma relação entre o número de diagonais feitas em cada vértice e o número de lados do polígono. Posteriormente este momento será discutido a viabilidade dos alunos de deduzir a fórmula que determina o número de diagonais através de cálculos.
![]() |
Clique na imagem para visualizar todas as imagens da atividade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante para a nossa escola.
Deixe seu nome e um meio para entrarmos em contato.
Obrigada.