sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Oficinas de Matemática - "Tangram e Descobrindo Diagonais"

Incentivar o uso de atividades lúdicas em sala de aula como ferramenta auxiliar para a compreensão do conteúdo, é essencial para desenvolver a criatividade e o raciocínio.
Pensando em aliar o conteúdo teórico ao prático, a professora de matemática: Marta Jung trabalhou com as seguintes oficinas:

Oficina: Estudo com o uso do Tangram
Iniciou-se com o estudo obre a origem do milenar Tangram, a importância do mesmo no estudo da geometria plana e sua aplicação em determinados conteúdos como a identificação de figuras geométricas, principalmente triângulos e quadriláteros, retas e segmentos de reta, ângulos, área e perímetro. A atividade proposta foi uma amostragem que os levou a construção de seu próprio Tangram por meio de dobraduras orientadas pelo professor. Inicialmente construiu-se um quadrado ,seguindo após para outras dobraduras que vinham a caracterizar as sete peças do quebra-cabeças( 02 triângulos grandes, 01 triângulo médio, 02 triângulos pequenos, 01 quadrado e 01 paralelogramo). Cada aluno recortou as sete peças, e por intermédio de pesquisa ou criação própria, montou a sua figura. O trabalho foi de forma individual e coletiva, utilizando-se e associando as formas geométricas que constituem o quebra-cabeça aos conteúdos abordados. Os trabalhos foram expostos ao grupo para apreciação de todos os colegas de sala.


Oficina: Descobrindo diagonais
Estudando especificamente as diagonais dos polígonos, na sequencia dos conteúdos, os alunos iniciaram fazendo a escolha de polígonos de vários lados (conforme modelos pré-determinados), para após, com uso de martelo e pregos, fazer a construção do polígono em um tabuleiro. Os alunos tiveram que pregar todos os pregos em seu tabuleiro, visando a habilidade da coordenação motora. O desenvolvimento da montagem do tabuleiro teve como foco envolver os alunos, instigar a participação, a criação e auxiliar na aprendizagem da matemática em sala de aula. Cada aluno, teve que com o uso de linha traçar as diagonais do polígono escolhido, encontrando as mesmas e  buscar estabelecer uma relação entre o número de diagonais feitas em cada vértice e o número de lados do polígono. Posteriormente este momento será discutido a viabilidade dos alunos de deduzir a fórmula  que determina o número de diagonais através de cálculos.

https://plus.google.com/106056286672550967038/posts/2P5caoyFZgv
Clique na imagem para visualizar todas as imagens da atividade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a nossa escola.
Deixe seu nome e um meio para entrarmos em contato.
Obrigada.